logo Dedetizadora RJ (21) 4042-2710

Dedetizadora RJ
Compare Preços e Serviços
de Dedetização no Rio de Janeiro!

Compare orçamentos de empresas de dedetização. Receba orçamentos gratis!

DedetizadoraRJ
Os insetos mais barulhentos
7 de setembro de 2016
0

Os insetos conseguem ser bastante barulhentos, não é mesmo? O zumbido que eles produzem varia muito em melodia e altura, e até na forma e no propósito com que são emitidos, a depender da espécie do inseto. Aqui estão os cinco mais barulhentos e algumas curiosidades sobre seus cantos.

5º lugar: Moscas
O barulho delas é aquele tradicional zumbido, bastante irritante e contínuo. Esse som não é emitido pelo próprio inseto, e sim pelas suas asas, que se agitam incessantemente, como as hélices de um avião. Esses insetos conseguem bater as asas cerca de 200 vezes por segundo, o que é tão impressionante quanto a velocidade incrível que eles atingem. É claro que tudo isso só poderia render muito barulho.

4º lugar: Grilos
Se a maneira e o propósito do som emitido pelas moscas têm a ver com o voo, os grilos produzem aquele barulho conhecidamente estridente por uma questão reprodutiva. O silvo, produzido pelos machos, tem o objetivo de atrair as fêmeas. O canto, na verdade, acontece quando os machos esfregam as asas da frente uma na outra, criando um som que se amplifica com a superfície das próprias asas. Pode até ser mais barulhento que a mosca, mas ao menos o grilo traz uma utilidade com seu canto (além da questão reprodutiva): ao contar o número de sons que eles produzem em um intervalo de quinze segundos, é possível calcular a temperatura local – o que torna esses insetos os melhores meteorologistas naturais.

3º lugar: Abelhas
O zumbido das abelhas é até um pouco semelhante ao das moscas, exceto pela altura. O caso é que o motivo também é basicamente o mesmo. Como elas voam muito devido ao seu estilo de vida que inclui visitas a muitas flores e trabalhos coletivos em colmeias, é o próprio bater de asas que, ao criar atrito com o vendo, produz o som característico das abelhas. Diferente das moscas, esses insetos ainda podem vibrar o próprio corpo algumas vezes, já que é isso que contribui para que o pólen das flores que elas visitam se espalhem. Mais movimento, mais barulho.

2º lugar: Esperanças
Esses insetos, popularmente conhecidos como esperanças, se assemelham bastante a grilos e gafanhotos. Eles produzem um dos mais altos sons entre os insetos, que pode ser ouvido a muitos metros de distância. Como os grilos, seu barulho característico também é resultado do atrito entre as asas da frente, com a diferença de que esse ressoa cada vez mais alto e parece dizer, em inglês: “Katy did, Katy didn’t”. Curiosamente, o nome desse inseto em inglês é katydid.

1º lugar: Besouros longicórneos (Cerambycidae)
No topo da lista está esse inseto que não apenas parece assustador fisicamente, com suas longas antenas e detalhes com cores vibrantes, como também produzem um som à altura dessa aparência. Eles são devoradores de troncos de árvores, e o som tão alto que emitem é resultado do atrito entre as cristas de sua cabeça com o corpo. O barulho se assemelha a dois pedaços de isopor sendo esfregados, o que é insuportável.

Assista a este incrível video do Besouro longicórneos cantando na natureza

 

Deixe uma resposta